“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

sábado, 20 de julho de 2013

Focolares na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Grupo apresentará o musical sobre a vida de Chiara Luce Badano: A santidade usa jeans!
ROMA, 19 de Julho de 2013 

Na iminência do início da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, um panorama da contribuição do Movimento dos Focolares.

Os jovens do Focolare participam da JMJ do Rio inseridos nos grupos regionais ou nacionais que foram organizados pelas igrejas locais. Alguns colaboram diretamente com a organização do evento, inseridos no Comitê Organizador Local. Outros estão entre os sessenta mil voluntários à disposição dos participantes. Outros ainda estão inseridos na animação das diversas catequeses.

Eles têm um stand na “Feira Vocacional” no qual, durante os dias da JMJ e junto a dezenas de outras associações, oferecerão um espaço de encontro e de aprofundamento das várias realidades eclesiais. Será apresentada, de modo especial, a vida de Chiara Luce Badano, proclamada bem-aventurada em 2010 e que é um importante ponto de referência nesta JMJ. Estará também exposto o Projeto Mundo Unido (United World Project), o Instituto Universitário Sophia (IUS), a Escola Civitaspromovida pelos jovens empenhados na política, e o Movimento dos Focolares em todas as outras expressões.

Um grupo está preparando, desde o ano passado, um musical cujo tema é a vida de Chiara Luce Badano, cujo título é “A santidade usa jeans!” Estarão presentes os pais de Chiara Luce, Maria Teresa e Ruggero Badano. O espetáculo será apresentado no dia 24, em duas sessões: às 15h e às 18h, na Grande Sala da Cidade das Artes (Barra da Tijuca). Quinhentos mil exemplares do livro “25 minutos – A vida de Chiara Badano”, cujo autor é Franz Coriasco, agnóstico e amigo de Chiara, publicado em português, serão distribuídos aos participantes da JMJ.

Depois de quase dois meses em turnê pelo Brasil, a Banda Gen Rosso apresentará, no dia 24, às 20h, no Centro de Convenções Rio Centro, o musical “Dimensão indelével”. O Gen Rosso também faz parte do grupo composto por mais de cinquenta artistas que se apresentarão no programa do dia 27, quando os jovens se reunirão em Guaratiba para a Vigília de orações com o Papa. Naquela ocasião apresentarão cenas do musical “Streetlight” ao qual colaboram duzentos jovens de várias associações ativas no processo de recuperação de dependências.

No contexto da JMJ está previsto um encontro interreligioso para duzentos delegados provenientes de todo o país. Tem como finalidade tornar públicas as iniciativas de diálogo já existentes e promover um debate sobre ações concretas. Será realizado na manhã do dia 21, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os membros dos Focolares participaram na fase de preparação e estarão presentes também como delegados. A iniciativa de promover este encontro surgiu do grupo de jovens hebreus, muçulmanos e católicos que se reúnem mensalmente no Rio.
Sempre no âmbito interreligioso, os jovens pertencentes à Religions for Peace Global Youth Network promoverão uma mesa-redonda com o tema “Ide e constrói a paz em todas as nações”, que se realizará na “Irmandade do Espírito Santo de Estácio de Sá”, no dia 24, às 18h.


Fonte: Zenit.org

terça-feira, 16 de julho de 2013

Palavra de Vida - Julho 2013


“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

Essa frase é de Paulo, o Apóstolo: frase breve, estupenda, lapidar, clarificadora.
Ela nos indica qual deve ser a base do comportamento cristão, aquilo que deve inspirá-lo sempre: o amor ao próximo.
O Apóstolo vê na prática desse mandamento a plena atuação da lei. Com efeito, a lei manda não cometer adultério, não matar, não roubar, não desejar… E sabemos que aquele que ama não faz nada disso: não mata, não rouba…

“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

Todavia, a pessoa que ama não só evita o mal. Quem ama se abre aos outros, deseja o bem, pratica o bem, sabe doar-se: chega a dar a vida pela pessoa amada.
Por isso Paulo escreve que, amando o próximo, não só se cumpre a lei, mas se cumpre “toda a lei”.

“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

Se toda a lei está contida no amor ao próximo, precisamos ver os outros mandamentos como meios para nos iluminar e guiar a fim de sabermos encontrar, nas complexas situações da vida, o caminho para amar os outros; precisamos saber descobrir nos outros mandamentos a intenção de Deus, a sua vontade.
Ele quer que sejamos obedientes, castos, mortificados, mansos, misericordiosos, pobres… para concretizarmos melhor o mandamento da caridade.

“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

Poderíamos nos perguntar: por que o Apóstolo não fala também do amor a Deus?
O fato é que o amor a Deus e o amor ao próximo não competem entre si. Um deles, o amor ao próximo, é até mesmo expressão do outro, do amor a Deus. Com efeito, amar a Deus significa fazer a sua vontade. E a sua vontade é que amemos o próximo.

“Toda a lei se resume neste único mandamento: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.”

Como colocaremos em prática essa Palavra?
É evidente: amando o próximo; amando o próximo de verdade.
Isso significa: doar-se, mas doar-se a ele de modo desinteressado.
Não é amor instrumentalizar o próximo por objetivos próprios, ainda que estes sejam os mais espirituais, como por exemplo, a própria santificação. Devemos amar o próximo, não a nós mesmos.
Porém não resta dúvida de que, quem ama dessa maneira, chega realmente à santidade; torna-se “perfeito como o Pai”, porque realizou a melhor coisa que podia fazer. Atuou de modo certeiro a vontade de Deus, colocou-a em prática: cumpriu toda a lei.
Porventura no fim da vida não seremos examinados unicamente sobre esse amor?

Chiara Lubich
Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente, em junho de 1983.